As construções cada vez mais solicitam uma velocidade enorme e um implemento que beira a perfeição, o contrapiso não pode e nem deve ficar fora desta perfeição.
Não é raro se observar que várias atividades simultâneas e por diversas vezes com dependência entre elas, acontecem em uma construção.
Mas, é impraticável assentar um acabamento de piso sem que a laje esteja acabada e regularizada junto ao contrapiso.
E nesse artigo é exatamente sobre a relevância deste item que gostaríamos de fazer colocações, visto sua importância antes da colocação do item de revestimento escolhido: piso de madeira, laminados de madeira, cerâmicas e até carpetes.
Ao se construir muitos clientes (inclusive os profissionais) pensam mais no tipo de revestimento do piso e suas variáveis como cores e se esquecem da relevância do contrapiso como base para aplicação dos revestimentos.
O emprego do contrapiso no âmbito construtivo
O contrapiso tem vários empregos dentro de um sistema construtivo, entre eles destacamos:
- Ser o suporte para o revestimento de piso e seus componentes;
- Ajustar pequenos desníveis na laje do piso (nesse caso foi feito enchimento com placas de isopor e cimento preparado bianco, pois o piso tinha um desnível de 5 cm);
- Resistir às cargas atuantes durante a utilização, sem apresentar rupturas;
- Embutir tubulações elétricas e hidráulicas;
- Incorporar sistemas de impermeabilização;
- Complementar sistemas de isolamento acústico ou térmico;
- Harmonizar caimentos necessários para os diversos tipos de uso dos ambientes.
O último item destacado, de forma específica, as donas de casa bem conhecem.
Alguns construtores parecem desconhecer a seriedade dos caimentos no piso, instalando o ralo sempre no ponto mais alto do piso, e não onde seria correto, que é justamente no local mais baixo adaptando o escoamento das águas de forma correta.
O contrapiso é que faz esta função, o acabamento de piso, seja este qual for, é onde se finaliza a beleza, que recobre a regularização do piso e pouco tem a ver com o caimento, que deve ser dado no contrapiso.
Não são todos os pisos que necessitam de caimento, este só é usado nos locais que escoam quantidades de água, como por exemplo: pisos de banheiros, cozinhas e áreas externas.
Em demais ambientes, a regularização do piso deve ser perfeitamente nivelado para que os móveis e acabamentos sejam colocados com facilidade e dê aquele aspecto de obra bem feita.
Características do contrapiso
Para que o contrapiso tenha um ótimo desempenho é necessário observar algumas características e propriedades:
• A aspereza, determinada em função da granulometria da areia utilizada,
• Poucas Ondulações,
• Resistência mecânica, decorrente dos materiais utilizados e de suas dosagens,
• Quantidade de água da mistura e etapas de execução. A água deve ser a estritamente necessária, nem mais nem menos, e a argamassa deve ser espalhada em pequenas camadas, devidamente adensadas,
• Capacidade de absorver as movimentações naturais da estrutura.
Observar estas características no momento da regularização do piso, isto é, do contrapiso é de imprescindível importância na durabilidade do revestimento nele instalado. Que nós esperamos que seja de madeira! 😉
Conhecer inicialmente o local a ser revestido e o estágio de execução da obra são de extrema importância.
Diante disso, é possível orientar ao executor as características necessárias ou realizar a avaliação de um contrapiso já existente. Fazemos visitas técnicas para orçamentos pontuais, sem compromisso.
Trabalhamos com um arsenal de soluções para instalações, contrapiso, revestimentos, renovação e revitalização para madeira: Loba, Wakol, Bona, Conner, Primma, Norton, Varathane, Klingspor etc.
Conheça-nos! Whatsapp (11) 9-9295-3690.
Gostou da dica? Comente! Compartilhe! Fale conosco para mais dicas.
Conteúdo com Direitos Autorais.